domingo, 12 de dezembro de 2010

Brigas entre torcidas, Hooligans e Galoucura x Máfia Azul.



 Sabemos que o futebol traz um amor inexplicável para as pessoas. É algo que envolve, mexe, causa adrenalina, mas isso não justifica brigar, acima de tudo deve haver respeito por parte de ambas as torcidas.

Essa tal paixão maluca já matou e ainda mata muitos torcedores, muitas vezes pessoas inocentes, que nem em briga estavam. Torcida organizada é importante, é uma linda festa, enfeita o estádio, empurra o time. A rivalidade existe, sabemos, mas caráter é importante.

Pensem nas crianças que começam cultivar essa paixão pelo futebol desde cedo, as famílias que juntas vão assistir aos jogos. É isso que nós presenciamos? Briga? Combate? Sendo que só gostaríamos de torcer pelo nosso time? Medo. É isso que acaba acontecendo.

Se não houvesse rivalidade, brincadeiras, tirações de sarro, sem dúvida perderia a graça. Mas tudo isso deve ser algo saudável, todo time perde e ganha, mas deve haver respeito. Futebol como paixão nacional, deveria ter união por parte geral de todas as torcidas.

Conhecem os Hooligans do esporte?

É um comportamento geral de vandalismo, agressividade e desordeiro de torcedores fanáticos.

O termo é utilizado há anos, dados dizem que desde 1890, esse nome descrevia uma gangue de Londres, mas passa a ser usado no futebol apenas em 1960. Os hooligans são raros fora da Inglaterra, por serem culturalmente oriundos do Reino Unido.

Em 1985 ocorreu a final da Taça dos Campeões Europeus, o jogo era entre Liverpool e Juventus. Foi uma demonstração absurda de violência por parte dos hooligans, resultando em um número enorme de feridos, e grande número de mortos. Depois desse episódio as equipes britânicas foram proibidas de participarem das competições da Europa.

Agora trazendo esse caso de brigas para o Brasil eu chego a ter vergonha. Quantas pessoas não foram mortas? Quantas vezes a polícia não teve que intervir? Ônibus queimados, estádios quebrados, pedras, bombas. É esse país que representa o melhor futebol do mundo, a equipe mundial com mais títulos, os torcedores animados e fervorosos, mas nesse mesmo nós acordamos e lemos nos jornais notícias absurdas, como essa recente: “Torcedor do Cruzeiro é agredido até a morte em Belo Horizonte”. Assistimos também ao vídeo que mostra alguns torcedores do Atlético-Mineiro, pertencentes a Galoucura (torcida rival da Máfia azul) espancando apenas um torcedor do Cruzeiro, que estava sozinho. Covardia. Falta de controle emocional e de caráter! Apenas isso que tenho a dizer.

Espero que as pessoas vejam a que ponto chegamos e mudem, torcida é para mostrar o amor que temos pelos clubes e não colocar a vida de outra pessoa em risco. Nós torcedores devemos ser o exemplo para as futuras gerações.

Então eu peço: PAZ NO FUTEBOL! :)  


Ps: Hoje completam-se dois anos que César, presidente de honra da Dragões, foi morto de forma covarde por um policial. Gostaria de mandar boas energias a todos da família dele e aos torcedores que o conheceram. Além disso, abro um espaço aqui para um grande amigo deixar um recado de carinho: “Ôoo guerreiro tricoloooor, César, César, César. Dois anos sem você, irmão. Eterno" (Gustavo Chaves).

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores